O seguro automóvel pode ter várias coberturas, mas tudo dependerá sempre de quanto quer gastar e de que riscos se quer ver protegido/a. Tenha sempre em mente que contratar um seguro de carro é obrigatório para circular.
Posto isto vamos então abordar os dois tipos de seguro automóvel existentes:
- seguro contra terceiros;
- seguro contra todos os riscos
Seguro contra terceiros
Começamos então pelo seguro contra terceiros. Muito resumidamente este tipo de seguro contra terceiros garante danos materiais e pessoais que o motorista perpetra para terceiros (outros envolvidos no acidente) Danos sofridos no veículo do segurado não são incluidos. Este seguro é obrigatório por lei!
O que está incluído no seguro contra terceiros?
O seguro automóvel contra terceiros inclui:
- Danos materiais e pessoais causados a terceiro;
- Danos causados a pessoas transportadas.
- Pagamento das indemnizações devidas em caso de furto, roubo, furto de uso do veículo e acidentes de viação, provocados com dolo;
- Viatura de substituição, a partir da data em que a seguradora assuma a responsabilidade exclusiva pelo ressarcimento dos danos.
Este seguro exclui todos os danos (viaturas ou pessoas) que estejam dentro do carro do segurado no momento do acidente.
Neste tipo de seguro (seguro contra terceiros) existem inúmeras coberturas suplementares que pode contratar, mas que lhe irão encarecer o prémio do seguro. Estamos a falar de quebra isoladas de vidros, explosões, incêndios, catástrofes naturais entre outros.
Seguro contra todos os riscos
O seguro contra todos os riscos é um seguro que já inclui danos próprios (pessoa e veículo) mesmo que sejamos os causadores do acidente.
O que está incluído no seguro contra todos os riscos?
Apesar daquilo que o nome indica não é, totalmente, verdade que este tipo de seguro cubra exactamente todos os riscos. Isso dependerá das coberturas escolhidas aquando da compra do seguro.Se está interessado num seguro contra todos os riscos procure por seguros de danos próprios.
Que tipo de seguro automóvel escolher?
O seguro contra terceiros é o seguro obrigatório, sendo mais barato quando comparado com o seguro contra todos os riscos.
O seguro contra todos os riscos, apesar de ser opcional, acaba por ser mais indicado para quem possui uma viatura nova e deseja uma cobertura mais completa.
Fatores a ponderar na hora de escolher o tipo de seguro automóvel
Ao decidir que tipo de seguro escolher, deve ponderar, entre outros fatores, o tempo de vida útil da viatura, o preço da viatura no mercado de usados, a robustez do automóvel em caso de impacto, os quilómetros percorridos ou o tipo de utilização da viatura.
É importante notar que cada empresa define as suas políticas de acordo com os seus critérios, que variam de acordo com cada seguradora.
Deixe uma resposta