Se já decidiu que carro comprar sabe como o vai financiar? Crédito automóvel ou pessoal? E o leasing? Verifique como pode financiar o seu carro novo.
A primeira decisão a tomar é se quer comprar carro novo ou usado. Há quem faça questão de comprar um carro novo contudo um carro novo tem que pagar impostos que encarecem o preço final do veículo. Se optar por um carro usado, consegue um valor bem mais baixo e se procurar bem é possível que encontre um carro que esteja em boas condições e com poucos quilómetros, conseguindo assim fazer um bom negócio.
Depois de decidir qual o carro que pretende, é altura de reflectir sobre as possibilidades de financiamento: ALD? Crédito automóvel ou crédito pessoal? Tenha atenção às diferenças e qual o plano que mais vantagens lhe traz.
Financiamento para a compra de um automóvel
Leasing:
Apenas possível nos veículos novos, trata-se de um contrato entre o Banco e o Cliente, no qual o Banco cede a utilização do veículo por um determinado período de tempo mediante o pagamento de uma prestação.
Tem como beneficios:
- ao terminar o contrato poderá adquirir o veículo pelo valor que falta pagar da viatura;
- solução flexível;
- beneficia de prestações baixas;
- benefícios fiscais (caso seja um empresário fica isento do imposto de selo sobre os juros e sobre o empréstimo)
Crédito automóvel:
A escolha da maioria dos Portugueses. Talvez porque é uma das únicas possibilidades de financiamento para carros usados.
O valor a pagar pelo crédito automóvel depende dos anos do veículo, no entanto, ao contrário de outras modalidades pode fazer amortizações antecipadas, de forma a diminuir o valor dos juros. Nesta opção o veículo é da propriedade do cliente, mas fica com reserva de propriedade a favor do banco, no caso de incumprimento do contrato.
Crédito pessoal:
Apesar das taxas pouco competitivas em relação a outras forma de financiamento este é o de mais fácil acesso pois ninguém lhe pergunta qual a finalidade do crédito.
Pode utilizar um crédito pessoal no que quiser. Além disso pode usufruir de prazos bastante alargados que variam entre 1 e 10 anos, pagando assim uma prestação mais baixa, apesar de desta forma já pagar um valor muito alto de juros por dilatar muito o prazo do empréstimo.
OUTRAS OPÕES:
Renting:
No fundo trata-se de um contrato de aluguer para carros novos. Nunca chega a ser proprietário do veículo mas também não tem que se preocupar com revisões, seguros, pois apenas paga a mensalidade e a Entidade Financeira é responsável por todos esses encargos. OS contrato variam entre os 12 e 54 meses com uma quilometragem previamente acordada. Caso passe esse valor terá que pagar um valor adicional por quilómetro (se fizer menos que o acordado é reembolsado).
ALD: Aluguer de longa duração:
Semelhante ao Leasing e também só disponível para veículos novos. O prazo do contrato varia entre os 12 e os 60 meses, havendo a possibilidade de fazer uma entrada inicial até a um máximo de 60% do valor do carro, de forma a diminuir o valor das prestações ou o prazo contratado. O valor da prestação é fixo e o contrato pode ser cedido a outra pessoa, passando esta a ser responsável pelos encargos.
Ao chegar ao final do contrato poderá ser o proprietário do veículo se assim o desejar pagando o valor remanescente.
Deixe uma resposta