Comprar casa é um sonho que muitos jovens partilham, contudo os preços elevados e a dificuldade em poupar tornem esse objetivo desafiante. Mas, felizmente, várias medidas de apoio para facilitar o acesso ao crédito à habitação estão agora em vigor, incluindo uma garantia pública para crédito jovem, que já conta com a adesão de 17 bancos. Assim sendo, este benefício oferece novas oportunidades, especialmente para quem quer adquirir a primeira casa.

Como Funciona a Garantia Pública para Crédito à Habitação?

A garantia pública destina-se a jovens entre 18 e 35 anos e cobre até 15% do valor da compra, assumindo o papel de fiador e ajudando a reduzir entraves financeiros. Assim, a medida é válida para imóveis até 450 mil euros e rendimentos anuais até 81.199 euros, correspondendo ao oitavo escalão do IRS.

Principais Vantagens da Garantia Pública:

  • Facilidade de acesso ao crédito: Com o Estado como fiador, os bancos estão mais dispostos a aprovar créditos para jovens.
  • Menos exigências financeiras: A exigência de um fiador pode ser eliminada.
  • Flexibilidade no valor do imóvel: Aplica-se a propriedades até 450 mil euros, abrangendo, assim, várias regiões.

Passos para Obter Crédito com Garantia Pública

  1. Escolha do imóvel: Até ao limite de 450 mil euros.
  2. Simulação do crédito: Faça uma simulação de crédito habitação para conhecer as condições e os custos.
  3. Escolha do banco: Confirme se o banco escolhido aderiu à garantia pública.
  4. Apresentação da documentação: Inclui comprovativo de rendimentos.
  5. Avaliação e aprovação: A garantia pública simplifica a aprovação ao reduzir o risco para os bancos.

Assim sendo, esta iniciativa procura assegurar que mais jovens consigam aceder ao crédito, pois permite que avancem com o seu projeto de compra de habitação própria com maior segurança.

Outros Benefícios Fiscais para Jovens Compradores

Além da garantia pública, o Governo implementou isenções fiscais para apoiar a aquisição de habitação:

  • Isenção de IMT: Reduz significativamente os custos de aquisição.
  • Isenção de imposto de selo e emolumentos: Ajuda a diminuir despesas adicionais.

 garantia - 1

Vantagens da Isenção de IMT:

  • Custos reduzidos na compra da casa.

Apoio direto: Benefício já aplicado a mais de 8.500 jovens em todo o país. Para além disso, quem deseja explorar as opções de crédito com estes novos incentivos, uma simulação de crédito habitação é o primeiro passo para conhecer as prestações e os benefícios fiscais aplicáveis.

Tome Decisões Informadas com a Ajuda de um Intermediário de Crédito

Dada a variedade de benefícios e as condições favoráveis no mercado, recorrer a um intermediário de crédito torna-se uma forma eficaz de encontrar o melhor empréstimo, pois o intermediário analisa o mercado e ajuda a obter o crédito mais vantajoso, considerando os apoios estatais disponíveis.

Aproveite as novas oportunidades para comprar casa, pois, com a garantia pública e isenções fiscais, o sonho da casa própria está assim cada vez mais próximo.

crédito - jovens
Para saber mais sobre Finanças, entre outros temas relacionados, acompanhe-nos no nosso Blog e nas nossas redes sociais Facebook e Twitter.